Por Mônica Villar
Medo, tristeza, irritação, tédio, ansiedade, tendo que trabalhar fora ou dentro de casa, é provável que você já tenha sentido alguma dessas emoções desde que essa pandemia iniciou. Um caminho precioso para preservar nossa saúde física, mental, emocional e espiritual em tempos difíceis como estes, é a meditação. Quer saber mais?
1 – AMPLIO A MINHA CAPACIDADE RESPIRATÓRIA
O ato de respirar conscientemente funciona como uma musculação para o pulmão, aumentando a quantidade de ar que geralmente circula em nossos pulmões, tornando-os fortalecidos e mais resistentes a qualquer doença que interfira na capacidade respiratória, além de melhorar a função imunológica.
2 – REDUZO MEDO, DEPRESSÃO, ANSIEDADE, TRISTEZA E RAIVA
As emoções são reações do corpo à nossa mente. Pesquisas têm demonstrado que energias de tristeza, medo ou agressividade acumuladas no corpo causam mudanças bioquímicas em nele, ou seja, doenças. A respiração altera nossos estados emocionais. A meditação funciona como uma forma de desintoxicação: vai trazendo à tona pensamentos, emoções e sentimentos acumulados, purificando e preenchendo nosso estado emocional com amor, alegria, paciência e harmonia. Isso nos torna mais resilientes aos acontecimentos externos que nos incomodam.
(https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3156028/).
3 – ABASTEÇO MEU CÉREBRO COM A ENERGIA NECESSÁRIA À CRIAÇÃO
Nosso cérebro é uma usina de queima de energia, consome muito oxigênio, cerca de 76% da energia geral do corpo. Somos viciados em pensar. Quando não respiramos conscientemente, é como se fôssemos um motor de carro funcionando no máximo da sua capacidade, sem óleo. Nesses tempos, por conta de tantas preocupações de saúde, econômicas, familiares, nosso motor acaba fundindo envolvido em tanta confusão mental. A meditação é um meio de utilizar todas as faculdades da nossa mente para ir além dela. Com a prática, você percebe maior energia, clareza, criação consciente e deliberada, e aumento de sua performance em qualquer atividade em que esteja envolvido.
(http://jtoomim.org/brain-training/Zeidan2010_Mindfulness_Meditation.pdf).
4 – CONECTO-ME À FONTE DE INTELIGÊNCIA SUPERIOR
Respirar é o ato mais espiritual que existe. Na tradição judaico-cristã, é o Ruah, o sopro de vida, o Espírito Santo; no grego, o pneuma; na Índia, o prana; na China, o KI; em sânscrito, o Atman; na Física Quântica, a fonte de energia vital, que significa o espírito divino que nos habita, ou o Deus interior. Se respiro pouco, minha conexão com Deus é limitada. “O silêncio é a linguagem de Deus, e tudo o mais é tradução malfeita”, diz um autor desconhecido. Por meio da meditação, desbloqueio o acesso ao divino em mim, o acesso a minha verdadeira essência, o eu superior, o self, o si-mesmo, a minha dimensão interior, eterna e imortal, colocando-me em contato com a minha verdadeira natureza, a consciência em estado puro, um estado iluminado de bem-estar, para tudo e todos.
5 – MANTENHO-ME NO MOMENTO PRESENTE
Com diz o escritor e conferencista alemão, Eckart Tolle, “para nós, o momento presente dificilmente existe, só o passado e o futuro são considerados importantes”. O momento presente é chave para a libertação. E a respiração é a chave para o momento presente. Não podemos respirar nem no passado nem no futuro. Isso quer dizer que, enquanto estivermos pensando no passado ou no futuro, não estamos vivendo. A meditação nos possibilita viver o presente, estando despertos e inteiros naquilo a que nos dedicamos no momento.
6 – DURMO MELHOR
Não está sendo fácil um sono tranquilo durante esse período. Está mais do que comprovado o efeito da meditação na qualidade do sono, reduzindo insônia, fadiga e depressão.
(https://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/fullarticle/2110998)
7 – CUIDO DE QUEM AMO E DE MUITO MAIS, MESMO DE LONGE
Para muitas pessoas têm sido difícil manter a distância social e o convívio com a família que o momento requer. Para os que estão sozinhos, enfrentar a solidão passou a ser um grande desafio. Pesquisas científicas sérias têm constatado que a meditação é capaz de melhorar o estado de espírito do praticante. Para além disso, quando sentimos compaixão, ainda que estejamos distantes fisicamente, a simples reafirmação interna do anseio intenso de que nossos semelhantes sejam felizes e livres do sofrimento, tem um efeito poderoso sobre a pessoas que amamos e, vai muito além, exponencialmente para a humanidade como um todo.
8 – SUPERO DIFICULDADES NO RELACIONAMENTO
Por sermos obrigados a ficar mais em casa, muitos estão tendo dificuldades em conviver um tempo maior com as pessoas da casa, trazendo à tona problemas familiares, brigas, reclamações, conflitos e dificuldades de comunicação com pais, filhos, cônjuges ou outros. A meditação traz a atenção para dentro de si, contribuindo para o desligamento do que acontece lá fora e ampliando a própria percepção e consciência dentro de si, não fora. Com a prática, a meditação nos torna mais receptivos, intuitivos, compreensivos e tranquilos.
9 – HABILITO MEU EU OBSERVADOR
Respirar não é algo que fazemos, mas algo que testemunhamos, quando temos consciência dela. A respiração acontece por si mesma. Observe a sensação do ato de respirar. Tomar consciência da respiração faz com que a atenção se afaste do pensamento, gerando consciência. A mente é um fluxo, como um rio. Onde está a consciência? No meio do rio, tentando se segurar, sendo levada pelo tumulto. A meditação faz você relaxar, boiar, flutuar…respire e a agitação passa por baixo. Respirar faz com que eu vá para a margem do rio e saia dele, tornando-me um observador das coisas. Essa parte minha, o Eu observador, é capaz de observar, sem se envolver emocionalmente no turbilhão de pensamentos. Se sinto tristeza, olho para a tristeza e posso perceber que estou sendo dominado por ela. Não posso evitar, mas posso lidar melhor com isso e mudar a forma de me relacionar com as provocações do cotidiano.
10 – ME DESAPEGO E SOFRO MENOS
A nossa mente tem mais atração pelas coisas negativas do que pelas positivas. Em 70% do nosso tempo, sofremos. Isso decorre de um movimento natural defensivo, de autopreservação. Se eu percebo isso, tenho escolha para mudar. Segundo o psicólogo William James, “a nossa realidade depende de onde colocamos a nossa atenção”. Posso criar minha realidade direcionando a minha atenção. Tem uma frase no Instituto Eneagrama Shalom, sítio da Tabuba (CE), que diz “A felicidade está onde nós a colocamos, mas nunca a colocamos onde nós estamos”. Está nas nossas mãos escolher se somos felizes ou não. Posso redirecionar a minha atenção para o positivo, para o negativo ou para o neutro. Posso tomar consciência dos meus condicionamentos e me desapegar de identificações com coisas, posições e pessoas, pois tudo é impermanente. Por meio da meditação, amplio a percepção consciente para intencionalmente desviar a atenção para algo mais construtivo.